sábado, 13 de fevereiro de 2016

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O ZIKA


Uma ameaça tem apavorado as gestantes do Brasil, desde o final do ano passado: a provável associação do Zika vírus com a microcefalia.

Fonte: http://www.brasilpost.com.br

Um trabalho publicado, no dia 10/02/2016, no The New England Journal Of Medicine, uma das mais importantes revistas científicas do mundo, relatou um caso de uma eslovena que contraiu Zika no Brasil, no primeiro trimestre de gestação e voltou para a Europa com 28 semanas. Uma ultrassonografia revelou várias alterações no bebê, tais como restrição de crescimento, microcefalia e lesões cerebrais. A gestante pediu a interrupção da gestação e o feto foi examinado através de necrópsia, exames laboratoriais e microscopia. Os resultados foram impactantes e alarmantes: graves lesões no cérebro e presença de partículas virais no tecido cerebral. Nenhuma alteração ou presença do vírus foi detectada em outros órgãos ou tecidos, mostrando que o Zika tem preferência pelas células nervosas. O estudo mostra forte associação entre o vírus e as temidas malformações e sequelas fetais e neonatais.


Correlação entre imagens de ultrassom e de necrópsia 


Diante desse recente relato, a Globo News preparou uma matéria e convidou os especialistas Dr. Marcelo Burlá, Presidente da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Rio de Janeiro, e Dr. Edimilson Migowski, infectologista, para debaterem sobre o assunto. O resultado é um excelente vídeo, longo, mas que merece atenção a cada segundo, pois contém informações extremamente importantes e muito esclarecedoras sobre o tema. Segue o link DO VÍDEO na frase abaixo:
Pesquisas apontam indícios de que vírus da zika pode provocar microcefalia

Convocamos a todos a fazerem a sua parte no combate ao mosquito, como já mostramos em outras publicações. 


O Visão de Ilitia tem se empenhado, mantendo-se atualizado e compartilhando informações através do blog e do Facebook. Qualquer dúvida ou sugestão, entre em contato conosco através da página: Visão de Ilitia

Um comentário:

  1. Parabens pelo blog !!

    vc poderia fazer a gentileza de me seguir é um blog novo porem pretendo postar de tudo um pouco :)

    http://bmori123456.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir